Espetáculo RuAr, um respiro de Arte em meio a pandemia

Espetáculo RuAr, um respiro de Arte em meio a pandemia

Espetáculo Ru Ar, um respiro de Arte em meio a pandemia

      Olá pessoal! Estreamos um novo trabalho durante esse período de pandemia: o Ru Ar – Circo sobre Rodas e queremos compartilhar um pouco dessa experiência com vocês. Esperamos que nosso relato possa contribuir de alguma maneira com outros artistas e grupos afetados pela pandemia e que estão em busca de uma forma mais segura para trabalhar.

      Essa proposta não é uma solução para os problemas que estamos vivendo, mas apresenta uma possibilidade de ação cultural presencial com o púbico.

Foto de Estevão Salomão

      A história começou quando realizamos cinco dias de apresentações volantes em Presidente Prudente. Para isso nossa Van ganhou estrutura de palco no teto e equipamentos de energia e som.

Foto de Estevão Salomão

    A concepção desse trabalho foi baseada em outra experiência compartilhada conosco pelo Cirquinho do Revirado, de Criciúma-SC, que assim nos inspiraram além de todo apoio do qual somos muito gratos. Lá, eles desenvolveram uma ação cultural chamada Teatro sobre Rodas, que permitiu circular por diversos bairros com uma apresentação andante, encenada em cima da caçamba de uma caminhonete, e assim chegando às pessoas nas portas de suas casas. Essa possibilidade de reencontro com o público, respeitando as normas de distanciamento social, nos encheu ânimo.

      O Ru Ar é traz também um pouco de outro trabalho nosso, “Cortejo”, que acontece em grandes eventos ou locais de grande concentração de pessoas. Ele serve justamente para situações onde não é possível fazer uma apresentação convencional, mas várias pequenas e rápidas intervenções em diferentes pontos em meio ao grande público. Funcionava com um veículo adaptado com uma bateria de percussão instalada em cima do bagageiro de teto, que permitia uma banda tocar ao vivo enquanto eram realizadas apresentações rápidas de cenas e números circenses. O carro seguia em meio a multidão, fazendo cortejo e abrindo rodas.

Espetáculo Cortejo

      

      Agora, nessa nova proposta, que também utiliza um carro adaptado, realizamos deslocamentos maiores entre os pontos de apresentação, e em cada uma delas atingimos um público pequeno e disperso que assiste das calçadas em frente as suas casas, ou mesmo de dentro delas e pela janela.

Como funciona o Ru Ar?

      São apresentações rápidas realizadas em uma rua, permitindo que os moradores assistam sem sair de casa. 

O Que é?

      Uma Van alegórica equipada com um potente som automotivo e uma banda instalada no teto, estaciona na rua, em um local previamente definido, e começa a interagir com o público de vizinhos e apresentar cenas cômicas e números circenses.

Foto de Estevão Salomão

      As apresentações duram, aproximadamente, 10 minutos, e atingem um número pequeno de pessoas a cada parada, mas, sendo um circo sobre rodas, que circula parando em diferentes pontos de um bairro ou mesmo de uma cidade, ao final, acaba atingindo grande público.

      O Ru Ar é um circo sobre rodas adaptado para o momento de pandemia que estamos vivendo. Trata-se de uma proposta que permite à arte encontrar o público, de forma presencial, respeitando a necessidade de distanciamento social.

Foto de Estevão Salomão

Participam do Ru Ar, além do Rosa dos Ventos, também a Cia. Cirquito e artistas independentes do Galpão da Lua, um total de 7 integrantes.

Quer conhecer o RuAr?


Leia aqui a matéria publicada no G1 Presidente Prudente 21/08/2020

Espia aí como o Ru Ar funciona

Assista aqui o Ru Ar na TV

      Esperamos que o Ru Ar possa aparecer aí na porta da sua casa em qualquer lugar desse mundão em breve!

Foto de Estevão Salomão

      Quer ver o Ru Ar na sua cidade? Comenta aí de onde você é e convida a gente pra um café que aí as coisas ficam mais fáceis.

Deixe uma resposta