TEMPORADA DE ESTREIA DE ARRUANÇA

TEMPORADA DE ESTREIA DE ARRUANÇA

ROSA DOS VENTOS ESTREIA E CIRCULA COM NOVO ESPETÁCULO “ARRUANÇA”

    No próximo dia 15 de novembro o Grupo Rosa dos Ventos estreia seu novo espetáculo e circula por oito cidades do oeste paulista.

    Nos últimos meses, com a pandemia, o Grupo Rosa dos Ventos desenvolveu junto a outros parceiros do Galpão da Lua uma proposta de espetáculo itinerante, chamado “Ruar – Circo Sobre Rodas”, e com ele circulou por mais de uma centena de pontos em Presidente Prudente; sempre com apresentações rápidas, para não gerar aglomeração e permitir que as pessoas pudessem acompanhar de suas próprias casas. Para isso, seu veículo, uma Van, foi adaptada ganhando um palco no teto, sistema autônomo de energia e equipamentos de som. Essa experiência de trabalho cênico utilizando um veículo, paralelamente, embasou a nova montagem, ARRUANÇA, que recebeu o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Foto Marcel Sachetti

Foto de Marcel Sachetti

Sobre o espetáculo
Uma Van maluca leva três palhaços – Dez Pra Sete, Seu Lavanco e Custipil – que vão viver uma história pra lá de divertida na rua. Um espetáculo andante, que acontece ao longo de um trajeto que tem três paradas e, em cada uma delas, muitas surpresas. Tem bichão assustador, acrobacia e malabarismo, tudo misturado com muita música e a participação especial da Van maluca, que vai encantar o público com sua capacidade de interagir e causar confusões com os palhaços.

Mais detalhes da montagem
Em ARRUANÇA o Rosa dos Ventos coloca dentro da cena uma personagem real da vida cotidiana de grupo, seu veículo – uma Van. A criação é inspirada no tradicional carro maluco dos circos e em outras cenas e histórias que tem como personagem veículos com aspecto circense. A trama se desenvolve a partir da interação dos palhaços com ela, que ganha vida própria e interage com os palhaços.


Num palco instalado no teto da Van acontecem gravações musicais num pedal looper e execuções ao vivo com bateria, sanfona e instrumentos de sopro.

Além disso, o veículo traz uma série de outras surpresas, que perpassam como problemas mecânicos e panes elétricas que embalam a trama vivida pelos palhaços.


Ao logo de um pequeno trajeto acontece um cortejo com três paradas, onde são apresentadas cenas e números circenses.

ARRUANÇA é um espetáculo-percurso de rua, dinâmico, onde o público não ficar parado.

Foto Marcel Sachetti

Circulação
A estreia do espetáculo acontece com uma circulação por oito cidades do oeste paulista, quais sejam, Presidente Prudente, Alvares Machado, Lucélia, Tarumã, Teodoro Sampaio, Lutécia, Paraguaçu Paulista e João Ramalho, entre 15 de novembro e 12 de dezembro.
O projeto “Arruança Circo”, do Rosa dos Ventos, foi aprovado no concurso “Prêmio por histórico de realização – Circo” através do Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 49/2020.

PROGRAMAÇÃO

15 de novembro, às 16h – Alvares Machado
Local: Bairro Parque dos Pinheiros

27 de novembro, às 16h – Lucélia
Local: bairro Parque das Palmeiras

28 de novembro, às 16h – Tarumã
Local: bairro Vila Dourados

04 de dezembro, às 16h – Teodoro Sampaio
Local: Distrito de Planalto do Sul

05 de dezembro, às 16h – Lutécia
Local: bairro Conj. Hab. José Antônio Rodrigues

08 de novembro, às 16h – Presidente Prudente
Local: Distrito de Floresta do Sul

11 de dezembro, às 16h – Paraguaçu Paulista
Local: bairro Vila Alto Paes Lemes

12 de dezembro, às 16h – João Ramalho
Local: bairro Vila Santa Cruz

Foto Marcel Sachetti

Ficha técnica do espetáculo
Elenco: Fernando Ávila, Luis Valente e Tiago Munhoz.
Criação e direção: Coletiva – Grupo Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte Cênica de Rua
Trilha e Música Original: Grupo Rosa dos Ventos
Figurinos e Cenografia: Grupo Rosa dos Ventos
Arte Gráfica: Ricardo Bagge
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre

Foto Marcel Sachetti

Agradecimentos: Odete Caputo Carneiro (figurino), Suelen Zacharias, Denis Menezes, Hugo Delariva, Calini Detoni, Paulo Líbano, Sérgio Oliveira, Luis Alberto Morales, Paulo Galindo e Zé Junqueira (orientação artística)

Foto Marcel Sachetti

Deixe um comentário